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JF, MG, Brazil
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GESTÃO DE PESSOAS

O ambiente cada vez mais dinâmico das empresas requer muitas vezes mais do que a atualização dos textos destinados à apresentação dos procedimentos técnicos para sua gestão.
Todavia, ainda que prematuro, os administradores de hoje já não podem considerar os empregado como meros recursos, de que a organização pode dispor a seu bel-prazer.
É necessário tratá-los como pessoas que impulsionam a organização, como parceiros que nela investem seu capital humano e que tem a legítima expectativa de retorno de seu investimento.

Gestão de Pessoas é a função gerencial que visa à cooperação das pessoas que atuam nas organizações para o alcance dos objetivos tanto organizacionais quanto individuais.
Constituem uma evolução das áreas designadas no passado como Administração de Pessoal, Relações Industriais e Administração de Recursos Humanos. Hoje, vem se popularizando a forma de falar como Gestão de Pessoas, Gestão de Talentos e Gestão do Capital Humano.
Essa percepção era muito restrita pois, tinha o colaborador como recursos, empregado ou funcionários e não como colaboradores ou parceiros.

Se tratadas como recursos as pessoas precisam ser administradas, para obter-se delas o máximo rendimento possível. Então, os críticos propõe que as pessoas devem ser tratadas como parceiros da organização, pois passariam a serem reconhecidas como fornecedoras de conhecimentos, habilidades, capacidades e sobretudo, o mais importante aporte das organizações: a inteligência.
A Gestão de Pessoas se baseia em três aspectos fundamentais:

1. As pessoas como seres humanos: dotados de personalidade própria,possuidores de conhecimentos, habilidades, destrezas e capacidades indispensáveis à adequada gestão.Pessoas como pessoas.
2. As pessoas como ativadores inteligentes de recursos organizacionais: como elementos impulsionadores da organização e capazes de dotá-la de inteligência, talento e aprendizados indispensáveis à sua constante renovação e competitividade no mundo.
As pessoas como fonte de impulso próprio que dinamiza a organização e não como agentes passivos, inertes e estáticos.
3. As pessoas como parceiras da organização: capazes de conduzi-la à excelência e sucesso. Como parceiros as pessoas fazem investimentos na organização – como esforço, dedicação, responsabilidade, comprometimento e riscos e etc.